Bactérias e vírus
Os vírus e as bactérias são agentes patogénicos (que causam doenças) ao ser humano.
Os agentes patogénicos podem penetrar nos tecidos do organismo, multiplicar-se dentro do hospedeiro e destruir os diferentes tipos de tecidos do hospedeiro.
Os vírus são organismos acelulares e não são considerados verdadeiros seres vivos devido à sua incapacidade de se reproduzirem de forma independente. O seu património genético é constituído por DNA ou por RNA, mas nunca pelos dois simultaneamente. Os vírus são incapazes de se reproduzir e de realizar o metabolismo de modo autónomo, então utilizam o metabolismo da célula que invadem para se reproduzirem.
Para se multiplicarem, os vírus necessitam de introduzir o seu material genético numa célula e assim o seu material genético é replicado.
A reprodução dos vírus começa com a penetração do vírus na célula através da membrana celular. Dentro da célula, o DNA do vírus replica-se no núcleo da célula hospedeira, de seguida, o DNA é transcrito e traduzido e há a produção de proteínas virais. Estas proteínas formam uma cápside para envolver o DNA viral. Os novos vírus saem da célula e vão infectar as outras células do organismo hospedeiro.
As bactérias são células procarióticas. O seu DNA forma uma molécula circular (nucleóide), que não é rodeada por um invólucro nuclear; podem também ter pequenos anéis de DNA (os plasmídeos), que contêm genes acessórios. Embora as bactérias não possuam organelos, possuem ribossomas e as estruturas necessárias à realização de biossínteses. Podem reproduzir-se autonomamente e obter e mobilizar energia do meio.
A reprodução das bactérias dá-se por bipartição, onde ocorre a replicação do DNA e as duas cópias vão para sentidos opostos, depois a membrana celular dobra-se para o interior dividindo assim o citoplasma e as células acabam por se separar. As células-filhas têm dimensões iguais às da célula-mãe.
Alguns exemplos de vírus e bactérias que são transmitidos através dos lacticínios são Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Salmonella, Brucella, Campylobacter e a Listeria.